terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Mobilidade à Hungria


Muito frio!!!!

 
Escola Húngara

Foi uma estreia de voo para a Ana Filipa, o João e o Marco, alunos do 9º ano da nossa escola. A mistura de sono com bastante ansiedade e algum nervosismo resultou numa viagem agradável e bastante pacífica. Chegamos à Hungria por volta das 18:00 e com uma temperatura por volta dos -10graus celsius. Depois de uma noite bem dormida começa então a nossa jornada com uma visita à escola Hungara nossa parceira. à nossa espera estava a Diretora e mais alguns docentes que depois de nos fazerem uma visita guiada pelas instalações da escola, nos presentearam com uma atuação de um pequeno grupo de alunas. De seguida, visitamos o Museu Etnográfico e após o almoço na cantina, assistimos ao Festival Comenius na Junta de Freguesia local. Cada atuação de grupo de alunos correspondia a um país participante no projeto.
No dia 11 fomos visitar uma escola para meninos com Necessidades Educativas Especiais a qual incluía alunos com as mais variadas incapacidades e incluía igualmente uma ala com vários cursos profissionais (cozinha, agricultura, mecânica, tratador de animais, entre outros). Fomos ainda visitar um aglomerado de vestígios históricos correspondentes à antiga vila e na parte de tarde assistimos á Feira de Natal na Escola organizada pelos docentes, alunos e respetivos encarregados de Educação. Assistimos a danças e cantares tradicionais e culminou com um jantar com iguarias tipicamente húngaras na cantina da escola.
No dia 12 começamos por visitar uma escola secundária a qual possuía uma ala com internato para os alunos de locais mais distantes. Da parte de tarde fomos visitar um Parque Termal, uma estância turística muito popular, junto ao Laga Balatão, o maior lago da Europa Central (completamente coberto de gelo). Uma paisagem de encantar. Visitamos igualmente Nagykanizsa, uma cidade próxima.
No dia 13 viajamos ao longo do Lago Balatão e visitamos Keszthely, uma cidade próxima. Fomos ao Palácio Festetics e ao Museu do Coche. Visitamos igualmente um presépio e alguns locais de interesse. O frio e a neve predominavam.

Budapeste
 O dia 14 foi reservado para uma visita à capital, Budapeste. Uma cidade muito bonita que merece ser revisitada. De manhã efetuamos uma visita guiada de autocarro, com paragem nos pontos de maior interesse, tais como o Castelo de Buda , o Parlamento de Budapeste , a Praça dos Heróis, o Teatro Nacional de Budapeste, e a Praça Vörösmarty. Passeamos ao longo do Danúbio e pelas ruas mais movimentadas da cidade onde decorria a tradicional e gigantesca Feira de natal com todas as iguarias típicas da época natalícia e artesanato local. Nesta noite dormimos em Budapeste pois no dia seguinte era tempo de regressar.

  

 De regresso...