sábado, 28 de setembro de 2013

Dia Europeu das Línguas

No dia 26 de setembro comemorou-se na nossa escola o dia europeu das Línguas com uma largada de balões. Foram distribuídos balões pelas várias turmas e com a colaboração de vários docentes, da coordenadora do clube europeu e do assistente de línguas todos os alunos escreveram palavras significativas nas várias línguas. À hora marcada dois alunos por turma largaram os respetivos balões, gritando "Viva a Europa". Previamente foi feita uma sensibilização pelos docentes da importância da aprendizagem de línguas estrangeiras.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Assistente de Línguas

Mais uma vez a nossa escola foi contemplada com um Assistente de Línguas. No próximo ano letivo (2013/2014) teremos a presença de um assistente proveniente de Espanha, Santiago de Compostela. Tudo faremos para que se sinta bem entre nós durante a sua estadia e que seja uma mais valia para a escola.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mobilidade à Polónia

Foi uma estreia de voo para o Diogo e o João, alunos do 7º ano da nossa escola. Algum sono, muito nervosismo e bastante ansiedade foram vividos pelos nossos alunos. A viagem correu muito bem e chegamos à Polónia por volta da hora de almoço. À espera dos nossos alunos estavam as famílias acolhedoras que os transportaram até as respetivas casas e lhe proporcionaram uma bela tarde de descanso e lazer. Depois de uma noite bem dormida começa então a nossa jornada com uma visita à escola Polaca nossa parceira. À nossa espera estava a Diretora e mais alguns docentes que depois de nos fazerem uma visita guiada pelas instalações da escola, nos presentearam com uma atuação de um grupo de alunos. Assistimos a danças e cantares tradicionais e experimentamos iguarias tipicamente polacas.

Visitamos a cidade e os principais monumentos e pontos de interesse. Convivemos não só com polacos mas também com os representantes dos outros países do projeto. As famílias acolheram os nossos alunos com muito carinho e hospitalidade e tudo fizeram para que estes se sentissem em casa, proporcionando-lhes não só o contato direto com os costumes, hábitos e tradições polacas mas também visitas a vários locais.

O Ricardo e o Diogo tiveram igualmente oportunidade de atuar no Festival Comenius, onde os vários alunos participaram. O Ricardo tocou cavaquinho e o Diogo teclado. Foram bastante aplaudidos e sobretudo o cavaquinho despertou bastante curiosidade entre os presentes.
Acreditamos que tenha sido uma experiência única para os nossos alunos que manifestaram o seu agrado e agradecimento pela oportunidade que lhes foi concedida.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Logotipo Clube Europeu - Vencedor

Os três melhores classificados do Concurso " Logotipo para o Clube Europeu" foram os seguintes alunos:
1º Lugar - Rui Silva, 8º B
2º Lugar - Daniela Lima, 8ºE
3º Lugar - Maria Rita Silva, 8º B
A todos obrigada por terem participado.

sábado, 30 de março de 2013

Mobilidade a Turquia

Entre 3 e 9 de Março realizou-se mais uma mobilidade no âmbito do Projeto Comenius, desta vez à Turquia, Istambul.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CONCURSO

LOGOTIPO Clube Europeu

Gonçalo Sampaio

REGULAMENTO
O concurso do logótipo para o Clube Europeu é uma iniciativa deste clube instalado na Escola sede do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio.
1.Objetivos:
- Criar um logótipo para o Clube Europeu;
- Promover a divulgação do clube;
- Fomentar a interdisciplinaridade;
- Estimular a imaginação e a capacidade criativa dos alunos.
2. Objeto:
- O concurso visa selecionar o logótipo que passará a ser a imagem do Clube Europeu.
-Este deverá ser de simples e fácil memorização e de algum modo fazer referência ao clube.
3. Concorrentes:
- O concurso é aberto a todos os alunos;
-Os concorrentes deverão participar individualmente.
4. Caraterísticas das propostas:
- Terão obrigatoriamente de incluir a designação “Clube Europeu Gonçalo Sampaio”;
-Deverão ser apresentadas em suporte digital e em suporte de papel com qualquer tipo de material, numa impressão com as dimensões máximas de 10cm x 10cm e numa outra em formato reduzido com as dimensões de 3cm x 3cm.
-Deverão ser entregues duas versões do logótipo: uma a preto e branco e outra a cores;
- O tipo de letra e outras caraterísticas tipográficas são da inteira escolha dos concorrentes.
5. Entrega das propostas:
Os elementos referidos anteriormente deverão ser acondicionados e fechados em envelope A4, identificado no seu exterior com os dados do candidato (nome, turma, ano, morada, contato telefónico e e-mail). Este deverá ser entregue à Coordenadora do Clube Europeu (professora Fernanda Alvim) ou no Conselho Executivo, até ao dia 14 de Março de 2013.
6.Júri:
O júri será constituído pela Coordenadora do Clube, pelo Coordenador do Departamento de Expressões e pela Diretora do Agrupamento.
O júri tomará em consideração os seguintes aspetos:
- legibilidade e visibilidade em ambientes digitais;
-criatividade, qualidade e adequação ao contexto;
-boa capacidade de reprodução gráfica e;
-facilidade na redução/ampliação de formatos.
 7. Publicação dos resultados:
Dia 4 de Abril os resultados do concurso serão divulgados na página eletrónica do Agrupamento.
8. Prémios:
Ao vencedor será atribuído o Diploma de Mérito da Escola, bem como uma lembrança, a entregar na última semana de aulas. Se o vencedor for um aluno do 9º ano e inscrito para participar na viagem de finalistas, ser-lhe-á ainda atribuído um prémio de 50 Euros para minimizar os custos da viagem.
9. Direitos de propriedade:
Ao participar no concurso, os concorrentes declaram ceder ao Clube Europeu os direitos de propriedade dos trabalhos selecionados.
10. Disposições finais:
Todas as dúvidas, omissões ou reclamações resultantes da aplicação deste regulamento serão esclarecidas pelo júri do concurso.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Visita Preparatória à Turquia

A visita preparatória  à Turquia , Tekirdag, serviu não só para estabelecer contato com docentes de outras escolas de diferentes países, Espanha, França, Áustria, Turquia, e Reino Unido, conhecer outras realidades, mas essencialmente para preparar o Projecto Multilateral Comenius, o qual irá ser submetido para análise pela Agência Nacional ainda este mês.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Mobilidade à Hungria

Muito frio!!!!

Escola Húngara

Foi uma estreia de voo para a Ana Filipa, o João e o Marco, alunos do 9º ano da nossa escola. A mistura de sono com bastante ansiedade e algum nervosismo resultou numa viagem agradável e bastante pacífica. Chegamos à Hungria por volta das 18:00 e com uma temperatura por volta dos -10graus celsius. Depois de uma noite bem dormida começa então a nossa jornada com uma visita à escola Hungara nossa parceira. à nossa espera estava a Diretora e mais alguns docentes que depois de nos fazerem uma visita guiada pelas instalações da escola, nos presentearam com uma atuação de um pequeno grupo de alunas. De seguida, visitamos o Museu Etnográfico e após o almoço na cantina, assistimos ao Festival Comenius na Junta de Freguesia local. Cada atuação de grupo de alunos correspondia a um país participante no projeto.
No dia 11 fomos visitar uma escola para meninos com Necessidades Educativas Especiais a qual incluía alunos com as mais variadas incapacidades e incluía igualmente uma ala com vários cursos profissionais (cozinha, agricultura, mecânica, tratador de animais, entre outros). Fomos ainda visitar um aglomerado de vestígios históricos correspondentes à antiga vila e na parte de tarde assistimos á Feira de Natal na Escola organizada pelos docentes, alunos e respetivos encarregados de Educação. Assistimos a danças e cantares tradicionais e culminou com um jantar com iguarias tipicamente húngaras na cantina da escola.
No dia 12 começamos por visitar uma escola secundária a qual possuía uma ala com internato para os alunos de locais mais distantes. Da parte de tarde fomos visitar um Parque Termal, uma estância turística muito popular, junto ao Laga Balatão, o maior lago da Europa Central (completamente coberto de gelo). Uma paisagem de encantar. Visitamos igualmente Nagykanizsa, uma cidade próxima.
No dia 13 viajamos ao longo do Lago Balatão e visitamos Keszthely, uma cidade próxima. Fomos ao Palácio Festetics e ao Museu do Coche. Visitamos igualmente um presépio e alguns locais de interesse. O frio e a neve predominavam.

Budapeste
 O dia 14 foi reservado para uma visita à capital, Budapeste. Uma cidade muito bonita que merece ser revisitada. De manhã efetuamos uma visita guiada de autocarro, com paragem nos pontos de maior interesse, tais como o Castelo de Buda , o Parlamento de Budapeste , a Praça dos Heróis, o Teatro Nacional de Budapeste, e a Praça Vörösmarty. Passeamos ao longo do Danúbio e pelas ruas mais movimentadas da cidade onde decorria a tradicional e gigantesca Feira de natal com todas as iguarias típicas da época natalícia e artesanato local. Nesta noite dormimos em Budapeste pois no dia seguinte era tempo de regressar.